Polícia arromba porta após horas de choro; menores estavam abandonados, incluindo uma criança com deficiência visual
Duas mulheres, de 34 e 29 anos, foram presas na madrugada desta sexta-feira (29) após deixarem seis crianças completamente sozinhas em um sobrado localizado no centro de Rondonópolis. O caso foi registrado como abandono de incapaz e mobilizou vizinhos, que ficaram desesperados ao ouvir o choro incessante de uma das crianças, de aproximadamente 2 anos.
Segundo o registro feito ao Ciosp, o choro persistiu por mais de duas horas, levando a Polícia Militar a se deslocar imediatamente até o endereço. Ao chegarem, os policiais constataram que, além do bebê, havia outras cinco crianças no imóvel, com idades entre 2 e 12 anos. Uma delas possui deficiência visual. Todas são filhas de duas famílias venezuelanas que dividem a residência.
Como ninguém atendeu à porta, a equipe precisou arrombá-la para socorrer os menores. Dentro da casa, encontraram as crianças em situação de total abandono. Em meio ao caos, uma delas conseguiu falar com as mães, que retornaram ao local visivelmente embriagadas.
As mulheres alegaram que haviam deixado os filhos sob responsabilidade do irmão, mas ele não foi localizado e não teria cumprido o suposto cuidado prometido.
Diante da gravidade da situação, o Conselho Tutelar foi acionado e levou todas as crianças para um abrigo, onde permanecerão sob proteção. As duas mulheres foram conduzidas à 1ª Delegacia de Polícia. Uma delas precisou ser algemada devido ao forte descontrole emocional. Elas deverão responder pelo crime de abandono de incapaz.